Coordenadoria de Eventos

Objetivos

A Coordenadoria de Eventos/Formaturas atua em parceria com todos os cursos de Graduação presenciais da UFSC, no Campus João David Ferreira Lima, realizando as cerimônias de colação de grau no Auditório Garapuvu, ao término de cada semestre letivo. Além disso, orienta e dá apoio às cerimônias nos quatro campi fora da sede, e aos cursos de Graduação a distância, garantindo à comunidade acadêmica, desde o início de 2004 quando foram democratizadas as solenidades de outorga de grau na Universidade, a participação nas solenidades com igualdade de condições para todos os alunos concluintes, sem custos para o formando.
A realização desses eventos é uma das mais importantes ações da Coordenadoria de Eventos, pois proporciona o encontro da comunidade e familiares com a instituição, em um momento de celebração.

Ações principais

  • Organizar e distribuir os períodos de realização das formaturas a serem utilizados pelos Centros de Ensino;
  • Manter contato com Centros de Ensino, Unidades Administrativas, formandos e demais interessados para esclarecimento de assuntos pertinentes às colações de grau;
  • Assessorar os Centros de Ensino e as Unidades Administrativas no que diz respeito aos protocolos e normas a serem respeitados no cerimonial universitário;
  • Planejar, organizar e executar, com auxílio da equipe de apoio, as solenidades de colação de grau;
  • Orientar as comissões de formandos no que tange aos procedimentos e etapas da colação;
  • Orientar as empresas de foto e filmagem, contratadas pelos formandos, quanto às normas e procedimentos antes e durante a cerimônia;
  • Dar suporte aos eventos institucionais organizando cerimoniais de abertura.

O setor de formaturas

Desde o início de 2004 foram democratizadas as solenidades de outorga de grau na Universidade Federal de Santa Catarina. Todos os cursos realizam suas solenidades no Auditório Garapuvu, localizado no Centro de Cultura e Eventos.

As formaturas são organizadas pela Coordenadoria de Eventos juntamente com as Coordenadorias de cada curso, e as cerimônias são realizadas por servidores técnico-administrativos da UFSC. Os mestres de cerimônias são alunos de Jornalismo.

A UFSC oferece gratuitamente toda a infraestrutura, como por exemplo as becas e os capelos, a decoração interna do auditório, o som, a iluminação. Além disso, as solenidades são transmitidas via internet e o filme posteriormente é disponibilizado neste site para que o formando possa fazer download.