Colações de Grau na UFSC em período de pandemia

23/04/2020 17:40

Diante dos fatos referentes à pandemia da Covid 19 que vem assolando o mundo todo desde fins do ano passado e mais particularmente em nosso Estado, desde março deste ano, infelizmente muitos sonhos e planejamentos, profissionais e pessoais, tiveram de ser adiados e mesmo cancelados.
Comércio e fábricas foram paralisadas, transportes públicos e privados, aéreos, marítimos, fluviais e terrestres foram impedidos de circular, fronteiras foram fechadas, eventos foram cancelados, dentre tantas alterações que nunca pensávamos um dia presenciar.
Em nossa Universidade Federal de Santa Catarina, conforme determinação do Gabinete da Reitoria (vide nota https://noticias.ufsc.br/2020/03/administracao-central-anuncia-medidas-de-contingencia-na-ufsc-em-razao-da-pandemia-de-covid-19/), os cerimoniais de formatura foram suspensos (cancelados¿), desde o dia 16 de março deste ano. Posteriormente foram também suspensas aulas, atividades administrativas presencias e pouco a pouco quase toda a universidade parou.
A partir daquele momento, em que as cerimônias de formaturas foram canceladas, a orientação foi de que todas as outorgas de grau deveriam ser realizadas em gabinete, nas direções dos respectivos centros de ensino e apenas em pequenos grupos de formandos.
Com a impossibilidade de prever-se o fim desta crise, tendo-se ciência dos demais eventos que foram e serão cancelados no centro de eventos da UFSC, levando-se em conta a logística diferenciada que envolve a organização dos cerimoniais de formatura, infelizmente as cerimônias de formatura canceladas não poderão ser realizadas em outro momento, nem tampouco poder-se-á unir mais de um semestre nas cerimônias de formaturas de semestres posteriores.
Informamos que as formaturas em gabinete, assim que puderem ser realizadas, deverão ser combinadas com as respectivas Direções dos Centros de Ensino, cada uma organizando de acordo com suas particularidades e equipes,
É com profundo lamento que a equipe de cerimoniais de formaturas da UFSC vem, por meio desta nota, emitir tais esclarecimentos. Continuaremos tentando encontrar alternativas para minimizar os danos advindos do cancelamento das cerimônias de formaturas e se porventura acharmos uma outra solução comunicaremos a todos envolvidos e interessados.
Gratas pela compreensão,
Equipe de formaturas UFSC.